QUEM

SOmos 

O QUE 

FAZEMOS 

cultura e arte como norte

A Rosa dos Ventos surgiu em 2011 com intuito de pesquisar, difundir, produzir, comunicar e fomentar a arte que carrega em sua essência a identidade brasileira, abrindo caminhos em todas as direções e desbravando os segmentos da música, do teatro, da dança, do cinema e da literatura. Essa corrente converge para o fomento às culturas populares e de matrizes africanas, além dos efervescentes movimentos culturais das periferias do Brasil.

A associação tem como capitã a produtora Stéffanie Oliveira, e traz em seu barco, festivais de música e teatro, agenciamento de artistas, montagem de espetáculos, livros, filmes, oficinas artísticas, entre outras criações, que têm em seus conteúdos a pluralidade de um povo diverso e rico em cultura.

A Rosa aponta a navegação para o fortalecimento da economia criativa em Brasília, ressaltando a beleza e os valores da cultura praticada em seu país.

FOMENTO AO ENCONTRO E A MANUTENÇÃO DE CULTURAS POPULARES

O Instituto Rosa dos Ventos atua como estratégico catalisador de ações voltadas ao enaltecimento e à manutenção de culturas populares, afro-brasileiras e indígenas produzidas no Distrito Federal e em seu entorno.

Sua proposta de empreendimento está ancorada, principalmente, no respeito às tradições ancestrais e, portanto, na necessidade de promover vida fértil aos agentes e territórios que as produzem. Essa filosofia propiciou abrangente e significativa atuação local — nos últimos 15 anos — na  promoção de variadas ações, tais como festivais de música, montagens de espetáculos, aula-espetáculos, atividades formativas, agenciamento de grupos, de produtores e de artistas, bem como de outras formas de reverência à diversidade e à criação.

Uma de suas metas principais é contribuir para a longevidade  produtiva desses epicentros culturais, que trabalham cotidianamente para além da mera realização de eventos e de apresentações públicas. 

Assim, o instituto entende que, para honrar uma tradição, é necessário enaltecer seu território, difundir seus saberes, promover suas criações e fortalecer suas redes. Ao fomentar esses quatro eixos, estrutura e dinamiza a oferta de entretenimento e de cultura à comunidade, além de ampliar as possibilidades de inclusão no mercado e na sociedade.

Desse modo, para implementar sua linha de trabalho com amplitude e eficácia, o Instituto Rosa dos Ventos lança, no biênio 2019/20, o Circuito de Culturas Populares do Distrito Federal.

O Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania tem como missão promover ações sociais, artísticas e culturais, difundir fazeres e saberes bem como articular meios e soluções, a fim de fortalecer a identidade e a diversidade candangas, por meio de projetos, de eventos e de atividades com sustentabilidade, excelência e transparência.

 

O instituto atua em consonância com seus valores primordiais que são a valorização da ancestralidade, o amor pela cultura e seu reconhecimento como ferramenta de transformação, a reafirmação da diversidade, a promoção da equidade, o apreço por grupos sociais vulneráveis e o afeto como motor do trabalho.

 

A Rosa dos Ventos atua com excelência, transparência e sustentabilidade, ao contribuir para o fortalecimento da identidade e da diversidade candangas, tornando-se referência na gestão, na produção e na promoção de artistas, de grupos e de territórios do Distrito Federal.

CONTATO

Tel: (61) 3554-1700

Cel: (61) 9816-4656

E-mail:

Contrataçõesrosadosventos.producao@gmail.com 

Mídiarosadosventos.midia@gmail.com

Loja Virtual  rosadosventos.lojavirtual@gmail.com 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem

INSTITUCIONAL

 

Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania

CNPJ: 14.238.314/0001-31

Inscrição Estadual: 0760830400131

Endereço: QN 01, conjunto 27, lote 12, sala 101, Riacho Fundo I – DF

CEP: 71.805-127

© 2019 por Rosa dos Ventos.