SUSTENTABILIDADE

O Instituto Rosa dos Ventos procura adotar permanentemente, em seus empreendimentos, ações voltadas à sustentabilidade. Partindo de premissas de conservação do meio ambiente bem como de convívio harmônico e não predatório da biosfera, elencamos algumas propostas para lograr nosso intento:

Neutralização de carbono

 

Trata-se de uma alternativa para reduzir as consequências do efeito estufa, causado por poluentes como o dióxido de carbono, a partir de um cálculo geral de emissão do gás.

É possível levantar a quantidade de dióxido de carbono emitida por pessoas físicas, empresas, produtos, governos, etc, de modo a identificar áreas que mais emitem,  seja pela utilização de carros, seja por processos produtivos. 

Como medidas de redução voluntária, o Instituto Rosa dos Ventos adotou a compensação das emissões residuais pela compra de créditos de carbono. Um crédito de carbono é a representação de uma tonelada que deixou de ser emitida para a atmosfera.

Comprando créditos de uma área de Mata Atlântica permanentemente preservada no Sul da Bahia, em Serra Grande, a Rosa contribui para uma relação mais saudável com o meio ambiente.

 

Adoção de recipientes fixos

Na compra e venda de bebidas e alimentos, tanto paro cotidiano da equipe do instituto como na realização de eventos públicos, utilizamos e recomendamos o uso de recipientes laváveis a fim de evitar a produção de lixo com embalagens descartáveis.

A exemplo da iniciativa, a loja itinerante da Rosa dos Ventos já está vendendo copos personalizados ao público consumidor.

Além disso, também lançaremos em nossos eventos a campanha Adote seu Copo com o propósito de incentivar a população evitar o consumo de descartáveis.

 

Impressão zero

Em nossos e-mails de comunicação interna e externa, inserimos assinaturas indicando a não impressão desnecessária de qualquer material virtual para redução de danos ecológicos.

Protocolo digital

Sempre que possível, implementamos protocolo digital para envio de projetos, prestação de contas, portifólio ou qualquer outro material escrito, junto aos órgãos, por meio da utilização de CDs, DVDs, pendrives ou quaisquer outros meios de armazenamento que evitem a utilização de papel impresso.

Reciclagem de descartes

Trabalhamos em parceria com empresas de coleta seletiva para o recolhimento e reciclagem de materiais descartáveis utilizados em nossas atividades culturais. Além dessas, empresas de limpeza que trabalham com população em situação vulnerável serão parceiras em nossas produções, a exemplo das cooperativas de catadores de latas de alumínio que atuam no Distrito Federal.

Campanha Vá de Bike

Adotamos a inserção de mensagem relativa à campanha para locomoção com bicicleta em nossas divulgações, amenizando, desse modo a emissão de dióxido de carbono em nosso meio ambiente pelo uso de transportes automotivos.

Selo Rosa

Como o Instituto Rosa dos Ventos entende que os conceitos de sustentabilidade não se restringem apenas à relação com o meio ambiente, divulgaremos em nossas ações peças publicitárias em defesa da diversidade cultural, religiosa, de gênero, entre outras.

Essas ações contra a intolerância serão difundidas por meio do Selo Rosa, uma chancela criada pelo instituto para reunir em uma só estampa todas as mensagens favoráveis à diversidade, componente fundamental de nossa existência no planeta.

CONTATO

Tel: (61) 3554-1700

Cel: (61) 9816-4656

E-mail:

Contrataçõesrosadosventos.producao@gmail.com 

Mídiarosadosventos.midia@gmail.com

Loja Virtual  rosadosventos.lojavirtual@gmail.com 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube

INSTITUCIONAL

 

Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania

CNPJ: 14.238.314/0001-31

Inscrição Estadual: 0760830400131

Endereço: QN 01, conjunto 27, lote 12, sala 101, Riacho Fundo I – DF

CEP: 71.805-127

© 2019 por Rosa dos Ventos.

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem